Lançado oficialmente na última quinta-feira (21), Dragon’s Dogma 2 chegou ao PC de forma bastante problemática. Relatos de jogadores mostram que mesmo quem tem máquinas atualizadas e poderosas está tendo problemas em rodar bem o jogo. As falhas se tornam especialmente evidentes ao entrar nas grandes cidades do RPG de ação.
Segundo a Capcom, o problema está relacionado à maneira como o game usa recursos de CPU para determinar o comportamento de NPCs. Por isso que, quanto mais deles aparecerem na tela, maior é a tendência de que a taxa de quadros por segundo do jogo despenque e permaneça em patamares baixos.
Em um comunicado, a desenvolvedora de Dragon’s Dogma 2 afirmou que está “procurando meios de melhorar o desempenho no futuro”. No entanto, até o momento ela não trouxe maiores explicações do que pode mudar, tampouco uma previsão de quanto tempo os jogadores vão precisar esperar.
Dragon’s Dogma 2 é criticado por suas microtransações
Em uma publicação feita no Steam nesta sexta-feira (22), a desenvolvedora afirmou que está trabalhando para solucionar problemas envolvendo crashes e congelamentos do jogo. Ela explica que fez disso uma de suas maiores prioridades no momento e que também está estudando meios de permitir que jogadores afetados reiniciem a aventura com personagens já criados.
Dragon’s Dogma 2 chegou mal otimizado ao PC
Ao mesmo tempo, a Capcom respondeu às polêmicas causadas pela introdução de microtransações no lançamento de Dragon’s Dogma 2. Segundo ela, todos os itens à venda podem ser adquiridos sem nenhum custo simplesmente jogando o game, e é possível mudar livremente o visual do personagem controlado ao chegar na primeira grande cidade.
Ao oferecer alguns “aceleradores” para o RPG de ação, a Capcom na verdade mantém a forma como vem agindo com seus grandes lançamentos há alguns anos. O Remake de Resident Evil 4, por exemplo, vende um Mapa de Tesouro e diversos pacotes de melhorias de armas que podem ser ignorados sem grandes prejuízos por quem só deseja conferir a experiência central.
O que torna a situação do novo game especialmente chamativa é o fato de que ele não está tendo problemas somente no PC, no qual sistemas com uma CPU AMD 5800X3D e uma GPU RTX 4090 não conseguem manter 30 quadros por segundo nas cidades. No PlayStation 5 e Xbox Series X|S, o título também sofre com oscilações de desempenho frequentes.